domingo, 9 de junho de 2013

Elena


 
Dedicado à Elena, à Elena em Petra, à Elena em mim, à Elena que busca em todos o êxtase da vida.

Ontem assisti à Elena, não a de Tróia, mas a de outra guerra, a santa guerra interior. Ontem assisti Elena crescer e ter um sonho, o sonho de virar atriz. Ontem assisti a um espetáculo em que Elena dançava lindamente, seu corpo de menina era pura entrega e verdade ao lado de sua irmã e depois nos palcos Elena dançava e se enroscava numa corda. Elena se enroscou num sonho de Petra. Elena se enroscou no seu próprio sonho.

Já me enrosquei num sonho de vida também. Num sonho de puro êxtase e traição, eu caminhava pela crosta terrestre, numa planície escura e deserta, eu via a lua nova. Seguia um pouco mais e avistava a lua crescente. Um pouco adiante e a lua minguante se apresentava. De lua em lua, algo em mim anunciava a véspera de um acontecimento de proporções apocalípticas quando eu denunciei a vista da próxima e última lua. Quando a cheia apareceu, revelando-me o mistério, eu comecei a flutuar e a ascender pelo imenso universo. Levitando avistei a luz que dividia o horizonte e que me preenchia de pleno amor. Percebi que outras pessoas estavam comigo a volitar pelo imenso céu cósmico. Quando um conhecimento me chegou. Havia no céu três grupos de pessoas: o primeiro do qual eu fazia parte, era o grupo das pessoas que queriam a luz; o segundo era formado por pessoas que não queriam a luz; e no terceiro havia pessoas que não sabiam, tinham dúvidas. E a luz só poderia ser sustentada quando todas as pessoas a desejassem. Nesse exato momento da revelação, eu caí! Caí e o amor que eu sentia foi substituído imediatamente por uma espécie de raiva, misturada com frustração, decepção, incompreensão e uma imperiosa vontade manipulativa! Eu não poderia estar mais plena de amor por causa dos outros?? Eles precisavam querer! Por mim, para mim, para eu viver o êxtase!

À época desse sonho eu estava iniciando a minha árdua jornada de autoconhecimento aos meus vinte e muitos anos. Foi como receber o mapa onírico da minha estrada. Eu queria o êxtase, só o amor me bastava. Por ele comprei muita briga comigo mesma, até me odiar e não me reconhecer nessa fúria. Nessa busca descobri a meditação. Descobri que respirar dá um maior barato e abre como um vendaval as portas da plenitude. A vida só passou a fazer sentido na meditação. Fora dela tudo era opaco. Não demorou muito meu sistema interno se desarmou e o alarme se ativou. É o que sempre acontece quando algo me rouba à vida. Uma vez uma crença me roubou tanto à vida que quase enlouqueci por ela, nesse dia meu sistema desarmou e com uma dor lancinante na alma abri mão da crença. Abrir mão da vida é o pensamento que desarma toda minha engrenagem. A questão “Por que vivo?” está escrita no muro no final da dor, muro onde tudo capota, enguiça, entra no caos e se dissipa. Quando chego até essa pergunta é porque estou sem condições de guiar minha existência, então largo a mão do volante, me entrego à vida, que com sua inteligência me salva e me retira dali. Com o resto de mim encontro o que não finda, encontro minha essência. Quando percebi que a meditação começara a me roubar da vida, abri mão do êxtase que dela provinha.

Elena chega à cidade de Nova Iorque com o sonho de ser atriz. Adverte-se a si mesma que numa cidade como aquela é preciso querer pouco, pequeno, senão a cidade a engoliria. Elena queria, não sei quanto Elena quis, mas a cidade venceu uma batalha e Elena capitulou. Elena só conseguia viver na arte, fora dela era dor. Elena oscilava entre pura arte e pura angústia. Não pode conceber uma vida sem arte. Assim seu puro sonho de êxtase, roubou sua vida. Elena enrosca no seu sonho e se morre.  

A arte está, para mim, assim quase no topo das atividades humanas, pois que não conheço nada mais integrador. Onde o puro Ser se revela e vive por nossos pés e braços e ventre e pescoço e pele e ossos e mãos e instrumentos. Lembro-me de ‘O Homem da Mão Seca’ de Adélia Prado... eu que também dou por minhas mãos o êxtase da expressão ao Criador, já me amedrontei com a ameaça da falta. Confesso meu crime: já tentei violentar as palavras, quando elas me deixaram em abstinência. É pura dor. É abandono de Deus. Aprendi a não ser mais tão "epifânica". Aprendi a cuidar da vida sem esperar revelações. E entendi que a arte está quase no topo das manifestações humanas. Quase. No topo está a vida e tudo o que a gerar.

Minha Elena, Elena de Adélia, Elena da fúria dos meus sonhos. Todas nós Elenas que vimos. Todas que minguamos de saudade. Todas que desejamos a graça do viver. Todas que damos passagem à arte. Demos, antes, passagem à vida! Quando vivemos pelo teatro, pela dança, pela poesia, por qualquer forma de arte ou por qualquer outro motivo, seja pessoa, profissão ou sonho, há quem reclame. A vida já é o seu próprio motivo. Sempre que nos fixamos em um lugar, estamos fugindo de outro. E a vida quer passagem. Quer passar por céus e sóis, pela terra firme e arada, pelas enchentes dos nossos rios, pelos Ínferos da nossa dor. Nós somos o êxtase, amantes da luz, mas somos sombra e somos dúvida, morada da vida simples, da espera, lugar dos mortais.

Elena você é linda. Petra você é força, transmutação. Honro suas histórias. Traços da minha. Vida minha que me ensinou que é ela mesma a maior das artes. Viver a arte é devolver à força da vida o lugar do centro dos nossos corações. Seguir seu fluxo é a dança que pretendo.

 

 

3 comentários:

  1. Através da dança, descobri quem sou e que posso ser o que eu quiser na vida... Existem milhares de mulheres em mim...

    ResponderExcluir
  2. Belo, belo texto. Como sempre, como todos. Gostaria tanto de falar com você...gostaria muito que entrsse em contato. Por favor.
    José Ricardo jjpoets@ig.com.br

    ResponderExcluir